[VÍDEO] Sociedade do Cansaço, livro de Byung-Chul Han

[VÍDEO] Sociedade do Cansaço, livro de Byung-Chul Han

Comportamento Internet Tecnologia Vídeo

 

Por que estamos exaustos e no limite?

 

 

No livro Sociedade do Cansaço, o autor analisa as mudanças de paradigmas da humanidade e o consequente nascimento da sociedade do cansaço, vacante, depressiva, doente e escrava de si mesma, sequelada da glamourização da estafa e de um vazio existencial decorrente da era digital, solitária e narcisista.

No mundo do século XXI, novas doenças começaram aparecer no mundo pós-moderno, com o advento das novas tecnologias e do Home Office (trabalho em casa): uma crise neuronal em ascensão, depressão, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno de personalidade, Síndrome de Burnout, enfartos, etc. Desse modo, essas novas enfermidades podem estar relacionadas com excesso de positividade, onde a todo instante o individuo é convocado para produzir, praticar, desempenhar, ratificar sua positividade com aspectos de sua subjetividade e sociabilidade frente aos outros por meio de multitarefas (multitasking), tudo ao mesmo tempo.

O “excesso de positividade” se refere à incapacidade de dizer não, à insensata sensação e pretensão de poder-tudo. O problema é que a busca por infinitas metas inalcançáveis, leva a uma eterna corrida pelo impossível, motivando fadiga, estresse, etc.

A partir de um certo nível de produção, a autoexploração dos “empresários de si mesmos” é economicamente mais eficiente do ponto de vista dos detentores do poder e dos espertalhões de plantão; muito mais produtiva que a exploração tradicional da mão de obra, pois caminha de mãos dadas com o falso sentimento de liberdade.

 

Que nossa habilidade não seja a nossa escravidão.
Precisamos aprender a dizer NÃO!

 

Assista ao vídeo abaixo:

 

O autor do livro Sociedade do Cansaço, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, consolidou sua carreira na Alemanha, cursou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã, além de Teologia na Universidade de Munique. Atua como professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim.

 

A youtuber Maria Camila Moura é escritora, psicóloga clínica, mestre em psicologia, doutoranda em Saúde Pública e tem cinco pós-graduações, entre elas em Filosofia e Psicologia Positiva.

 

CLIQUE  na imagem abaixo PARA COMPRAR O LIVRO

 

 


Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.

Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
   

Deixe um comentário