A estratégia de se autopromover como virtuoso sacrificando a honestidade e a coerência entre ações e valores declarados
“Ao invés de demonstrar indignação, Bolsonaro acha engraçado continuar pedindo clemência, na coleira do Xandão, dando ar de normalidade ao regime totalitário em vigor”, disse Leonardo Dias no X, ex-Twitter. Tal afirmação é um mero extrato de fatos que se acumularam desde o Dia do Arrego, em 09/09/2021, quando o então presidente Jair Bolsonaro tornou público que havia jogado por terra as promessas feitas há apenas dois dias antes, no 7 de setembro histórico na Av. Paulista, em São Paulo.
Em benefício do ex-presidente, trago a hipótese de que sua aparente falta de hombridade frente às atitudes do ministro do STF Alexandre de Moraes seja parte de uma estratégia.
Virtue Signaling
O virtue signaling se refere à prática de alguém se humilhar ou se colocar em uma posição de vítima publicamente, com o objetivo de demonstrar suas supostas virtudes morais e obter aprovação ou simpatia do público.
Essa estratégia é frequentemente utilizada por pessoas ou grupos que buscam ganhar status moral, reconhecimento ou vantagens, mesmo que isso signifique se auto-depreciar ou exagerar seu sofrimento de forma dramática.
O virtue signaling é visto de forma negativa, pois é considerado uma maneira oportunista e manipuladora de obter simpatia, sem necessariamente refletir uma verdadeira preocupação ética ou altruísta.
Portanto, em resumo, o termo “virtue signaling” designa essa prática de se humilhar publicamente com o objetivo de gerar comiseração e aprovação moral do público.
De qualquer modo, se este realmente for o caso, se o uso do virtue signaling vem servindo para tentar manter vivo o ex-presidente como um dos dois players da atual Estratégia das Tesouras, emocionando e mobilizando virtualmente seu decrescente rebanho de sectários, o uso de tal artimanha também o desqualifica como líder. Um líder, antes de qualquer coisa, lidera pelo exemplo.
Imagem da capa produzida a partir do original do Kaizen Punisher
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.