Red Sprites, os relâmpagos vermelhos do México

curiosidades mundo

 
 

No último dia 10, uma forte tempestade atingiu algumas regiões do México e, do espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional, os astronautas registraram o belo espetáculo de luzes. E em algumas das fotos, eles conseguiram flagrar um raro fenômeno natural, os relâmpagos vermelhos, conhecidos como red sprites.

O fenômeno foi fotografado pela primeira vez apenas em 1989. Os red sprites são descargas elétricas que acontecem acima das nuvens, disparadas por poderosos relâmpagos.
 

 

Eles formam eventos luminosos de cor avermelhada que atingem entre 50 e 90 quilômetros de altitude, mas são dificilmente vistos da Terra, pois, em geral, as nuvens das tempestades encobrem a visão.

Fotos como as captadas pelos astronautas a bordo da ISS são raras porque os red sprites são muito rápidos, com duração entre três e dez milissegundos. Uma segunda imagem foi captada durante a mesma tempestade.

 


 

 


Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.

Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
   

Deixe um comentário