Cultura : A Matrix de todos nós

Comportamento

 

 

Tenho certeza que muitos que entraram neste blog e leram os posts anteriores passaram ao largo dizendo a si mesmos: “isso não é pra mim”.

Esta é uma característica tipicamente humana – a falta de autoconhecimento ou, quem sabe, a negação de características próprias como mecanismo de defesa.

Tudo bem, não há nenhum ultimato para que todos se auto-analisem nesta vida. Haverá outras vidas para isso, mas cada ser vivente, aqui hoje, um dia chegará lá. O autoconhecimento faz parte da evolução humana.

Como o filme Matrix tão brilhantemente abordou, nós vivemos num mundo irreal. Irreal porque estamos todos hipnotizados ou condicionados pelos sistemas de crenças vigente em todo o planeta e que passam de geração para geração. Nenhuma pessoa no planeta pode afirmar que tem idéias próprias e é isenta de contaminação pelo o que os outros pensam. Estamos todos conectados, a Física Quântica já provou isso.
Estamos conectados aos nossos congêneres atuais e aos que já se foram também, pois o que nossos avós, bisavós ou antigos antepassados sabiam está contido em nosso DNA. Podemos não ter acesso consciente a esse conhecimento, mas os conteúdos lá contidos afetam a quem os carrega.

Pois bem, no transcurso das eras, a humanidade foi estabelecendo regras e criando fórmulas ou esquemas de como fazer as coisas e como conduzir-se que acabaram se transformando em sistemas de crenças.
Eu sei que muitos dirão que isso não é verdade ou não se aplica a todos. Sim, esporadicamente algum indivíduo foge ao esquema/sistema, mas ele é considerado louco ou anarquista. Jesus foi um deles – o grande anarquista. Trouxe uma mensagem totalmente nova e revolucionária para a época e você já sabe o que fizeram com ele, não?

O sistema de crenças é o que dá coerência, estabilidade, senso de realidade, organização, enfim o que modela o mundo em que vivemos.
Agora, isso não quer dizer que seja apropriado para a nossa evolução ou o mais saudável para nossas mentes. Atualmente não é saudável nem para o nosso corpo, pois, desde que alguma indústria farmacêutica teve a idéia do protetor solar, entramos numa paranóia em relação ao sol (já ouvi na TV o chamarem de assassino). Pombas, também sabemos que o sol é fundamental para a nossa sobrevivência, no entanto grande parte da população ocidental crê piamente que o sol causa câncer.

O sistema de crenças é tão incorporado à nossa existência que muitas de nossas crenças sequer são consideradas como tal. Se questionada sobre uma delas uma pessoa pode simplesmente sacudir os ombros e dizer: “mas é assim que as coisas são”.

O fato é que o sistema de crenças se perpetua por si próprio e somos todos cativos dessa prisão sem grades. O problema, o enorme problema é que muitíssimas crenças que temos são limitadoras do fantástico potencial humano.

Parem para refletir sobre todas as limitações, e também culpas, geradas pelas religiões e governos. Dá um livro!
No próximo post vamos expandir um pouco mais nossa consciência ao abordar algumas das nossas crenças limitantes.

 

[ORIGINALMENTE POSTADO NO BLOG EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA]
 

 


Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.

Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
   

Deixe um comentário