Cultura : O que é estado alterado de consciência

cultura

 

 

Já percebi que muitos que chegam a este blog estão confundindo consciência expandida com consciência alterada. Já falei sobre a primeira, portanto hoje vamos falar sobre consciência alterada.

A consciência humana ainda é um assunto inexplicado pela ciência. Há muito bla bla bla a respeito e múltiplos conceitos. A atual neurociência quer explicar tudo pelo cérebro, contudo para aqueles mais familiarizados com o chamado transcendental, muito do assim explicado não passa de babaquice.

Vejamos alguns conceitos relativos à consciência:

1- definição neuropsicológica – sentido de estado vigil, que iguala a consciência ao grau de clareza do sensório. Consciência é estar desperto, acordado, vigil, lúcido. Fala-se, nesse caso, de nível de consciência.

2- definição psicológica – soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento.É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. Na relação do eu com o meio ambiente, a consciência é a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos.

3- definição ético-filosófica – consciência se refere, aqui, à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, direitos e deveres concernentes a essa ética. A consciência ético-filófica é um atributo do homem desenvolvido e responsável.(M.A. Coutinho Jorge)

Segundo Henri Ey consciência é “a organização da experiência sensível atual que integra a presença no mundo, a representação atual da ordem objetiva e subjetiva,e a construção do presente.”

Para se falar em estados alterados de consciência, primeiro devemos recapitular o que são ondas cerebrais: são formas de ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade elétrica das células cerebrais. Elas são medidas pelo aparelho eletroencefalográfico (EEG) e foram assim divididas:

a) Ondas Beta é quando o cérebro humano está pulsando entre 13 e 25 ciclos por segundo. Este é o estado da vigília, homem acordado, frequência acelerada.

b) Ondas Alfa é quando o cérebro esta pulsando na freqüência que oscila entre 8 e 12 ciclos por segundo. É um estado de grande paz, ocorre na hipnose, na meditação e no período transitório um pouco antes de dormir.

c) Ondas Teta é quando o cérebro humano está pulsando na freqüência que oscila entre 4 e 7 ciclos por segundo. Ocorre na hipnose profunda e sob efeito de algumas drogas psicotrópicas. Aqui o tempo e o espaço não existem.

Neste estado o ser humano tem acesso a ferramentas como a telecinésia, a “saída em corpo astral” e até a bilocação.

d) Ondas Delta é quando o cérebro esta pulsando entre 0,5 e 3 ciclos por segundo. É o estado de sono profundo. É em delta que o ser humano se refaz em energias para todo o dia.

Tudo aquilo chamado de paranormal ocorre durante estados em que as ondas Alfa ou Teta estão atuando; aqui se identificam os estados alterados de consciência. Entre estes se encontram os chamados êxtases dos místicos e santos e muito provavelmente tudo aquilo que acontece com os que dizem ter “falado com Deus” (atualmente estão se replicando feito erva daninha) rsrs

Pois bem, um famoso psicólogo e neurocientista (Michael Persinger), durante os anos 1980, realizou experimentos no sentido de provar que a experiência religiosa derivava de estímulos cerebrais. Os pesquisados de Persinger foram submetidos a estímulos magnéticos e responderam com a sensação de presenças etéreas.

Os sujeitos não foram esclarecidos sobre o propósito exato do teste; só que o experimento era para relaxamento. Segundo os relatos, 80% dos participantes disseram sentir algo quando os campos magnéticos foram aplicados. Persinger chama a uma das sensações comuns como “presença sentida”, como se alguém estivesse no quarto com o sujeito.

Posteriormente, o Dr Persinger foi apresentado a um dos ateus mais renomados da Grã-Bretanha, o Prof Richard Dawkins. Ele concordou em testar suas técnicas em Dawkins para ver se ele poderia lhe dar um momento de sentimento religioso. Após uma sessão que durou 40 minutos, Dawkins relatou que os campos magnéticos em torno de seus lóbulos temporais afetaram sua respiração e seus membros, mas que ele não encontrou Deus.

Bom, Persinger não se deu por satisfeito e comentou que as pessoas reagem diferentemente. Que mania que esse povo tem de achar que tudo o que vivenciamos é produto do cérebro!

“Muitos autores demonstram uma falta total de deslumbramento e parecem considerar que a vida é meramente um fenômeno fisioquímico”. (Jeremy Narby)

Na próxima postagem irei detalhar, dentro do possível, o que acontece quando estamos em estados alterados de consciência.

Imagem: osbaratasalbinas.blogspot.com

 

[ ORIGINALMENTE PUBLICADO NO BLOG EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA ]

 

 


Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.


Deixe um comentário