Raúl Castro até despacha na Granja do Torto
Os boatos começaram no início da manhã de ontem e logo se confirmaram: sim, o presidente de Cuba, Raúl Castro, estava hospedado na Granja do Torto. Em Brasília para o encontro da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com o presidente da China Xi Jinping, Castro foi o único dos chefes de Estado a receber a deferência de se hospedar na casa de campo da Presidência brasileira.
O fato estava sendo tratado como segredo de Estado pelo governo brasileiro e confirmado por duas fontes do governo antes de o Palácio do Planalto confirmá-lo oficialmente. “O presidente de Cuba, Raúl Castro, solicitou à Presidência da República a hospedagem na Granja do Torto e o pedido foi atendido”, informou o Planalto.
À noite, a própria presidente Dilma Rousseff comentou o fato, tratando-o como “uma questão de civilidade”. E justificou dizendo que o governo cubano já ofereceu ao governo brasileiro casas em Cuba, que foram aceitas. “Se alguém tem preconceito com Cuba, não misture esse preconceito com relações diplomáticas”, afirmou Dilma.
DISTINÇÃO
Pela manhã, Raúl Castro recebeu na Granja do Torto o colega venezuelano Nicolás Maduro. “É uma distinção inexplicável e injustificável”, criticou o líder da bancada do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA). O tucano lembrou que o presidente cubano, em eventual dificuldade de encontrar hospedagem em Brasília, poderia optar pela Embaixada de seu país.
O PSDB vai encaminhar requerimento ao Ministério de Relações Exteriores questionando os custos e a falta de transparência do governo brasileiro. O tucano quer saber se, além da hospedagem, o governo brasileiro teve outros gastos, como transporte do presidente cubano e sua comitiva, além dos motivos pelos quais a estada de Castro foi mantida em sigilo pelo Planalto. Outro requerimento será apresentado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para que o ministro Luiz Alberto Figueiredo esclareça o alinhamento entre Brasil e “países de regimes ditatoriais”. “Depois que deu dinheiro para construção de um porto (de Mariel), supriu o caixa do governo cubano com o Mais Médicos, o Palácio do Planalto oferece agora mais um mimo especial.”
Em nota divulgada à imprensa a assessoria da Presidência disse que é “praxe” disponibilizar hospedagem aos chefes de Estado em visita ao país, no entanto, não informou se já ofereceu a residência oficial a algum outro presidente.
(FONTE)
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.