Originalmente publicado no blog Expansão de Consciência
Antes de começar este texto sobre algumas de nossas crenças limitantes devo dizer que pode haver uma rejeição sobre parte do que vai ler, mas peço a você, leitor, que antes de dizer categoricamente que estou errada em minhas colocações, se dê um tempo para refletir.
Lembre que nossas crenças estão fortemente encravadas em nosso psiquismo o que faz com que as consideremos normais e … corretas.
Vamos começar pela infância.
Seja bonzinho ou obediente
Já foi explicado que a raiva é uma emoção natural, portanto é incongruente se pedir a uma criança, que está tendo um furioso chilique, que seja boazinha. Quando passar a raiva ela se acalmará.
Quanto à obediência, a maior parte do que pedimos ou exigimos das crianças vai totalmente contra aos anseios de sua natureza na sua faixa etária, mas os adultos o fazem para sua própria conveniência.
O estudo vem primeiro, a brincadeira depois
Como? Toda criança deve brincar e … estudar se sobrar tempo. Pelo menos até os 9 ou 10 anos. Eu tenho esperança que o nosso sistema de ensino algum dia vai mudar a idade para início do ensino formal (há outras formas de aprender o que precisamos para a vida e não para o Vestibular).
Estudar para vencer na vida
O que é vencer na vida? Ter mais posses materiais, cargos importantes ou honrarias? Quantos casos conhecemos ou já ouvimos falar de pessoas que alcançaram tudo isso e são depressivas, drogadas ou se suicidam?
Quem sabe vencer na vida não é ser feliz, saudável (principalmente da cabeça) ou bem adaptado ou realizado com o que faz?
Então vamos crescendo, já contaminados por vários conceitos de certo x errado, bom x mau e continua o torpedeamento de “princípios para bem conviver” em sociedade, ter sucesso na vida ou, no mínimo, não ser internado num hospício por ser diferente.
Deus ajuda a quem madruga
Existe sim um consenso que pessoa responsável e trabalhadora deve levantar cedo. Consenso que ignora completamente um ritmo biológico de todos nós: o ritmo circadiano que é diferente de pessoa para pessoa.
A vida é uma luta, nada cai do céu
Crescemos ouvindo isso. Incorporamos isso. Convenhamos que aí fica difícil ser feliz, não? Se tudo é difícil, precisamos nos esforçar muito para tudo e aí começam as dúvidas: será que eu posso ou consigo? As 16 horas normais de vigília vão ser suficientes para tudo que preciso fazer?
Devemos amar pai e mãe
Por que se eles não fizeram por onde? Amor se conquista, não se impõe. Essa crença já levou muita gente a terapias psicológicas e causa muita culpa quando a pessoa sente não amar pai ou mãe. As conseqüências são limitações de cunho emocional, psicológico e nas futuras relações amorosas.
Sou muito gordo ou muito baixinho ou muito burro ou incompetente ou ….
Ok, limitações físicas ou mentais existem, mas cada um de nós é bom em alguma coisa. Vamos encontrá-la em vez de ficar tentando algo que está fora do nosso alcance.
Quem ri muito hoje, chora amanhã
Por quê? Existe lógica aí? Esta é uma crença oriunda das religiões que durante centenas de anos martelaram a cabeça dos fiéis dizendo que nascemos em pecado e precisamos ser salvos. Para isso precisamos fazer expiações (o uso do silício não é só ficção de Dan Brown – O Código Da Vinci) , sacrifícios e o prazer deve ser combatido (é coisa do diabo).
Se acontece algo muito positivo foi graças a Deus, se fiz algo condenável foi satanás que me induziu
Muito triste porque não reconheço minha capacidade de fazer ou trazer coisas boas para a minha vida e muito fácil atribuir minhas pisadas na bola ao tal de satanás, pois me exime da responsabilidade.
Tudo, absolutamente tudo é fruto de nossas escolhas, conscientes ou não.
Auto-elogio é falta de modéstia ou humildade
Que coisa mais hipócrita!!!!! Afff
Todos nós temos aqueles momentos em que nos sentimos “o rei ou rainha da cocada preta” e é ótimo que seja assim, pois isso indica momentos, pelo menos, em que a nossa auto-estima está alta.
Algumas outras crenças que também são limitantes:
- Cometer erros me incomoda muito.
- O mundo é cheio de injustiças.
- Tem coisas em mim que eu não consigo mudar.
- Muitas vezes penso que não sou bom o suficiente.
- Rico não entra no céu.
- Dinheiro é invenção do diabo.
- Eu tento, mas não consigo. (É porque ficou só tentando, não fez)
Deu para ter uma idéia do quanto somos condicionados? E o exposto aqui foi só uma palhinha….
Desejo-lhe boas reflexões.
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.