Reinaldo Azevedo , da Veja , e Tai Nalon , da Folha de S.Paulo , publicaram hoje (16/10) artigos sobre a balbúrdia provocada por um pequeno blog de humor, o ‘Joselito Müller – jornalismo destemido ‘, especializado em paródias noticiosas . O post Maria do Rosário se comove ao ver vídeo de assaltante sendo baleado ecoou descontroladamente até chegar à própria ministra Maria do Rosário, que pediu à Policia Federal que investigue e responzabilize o blogueiro por ato criminoso. Veja a Nota Pública Oficial da ministra clicando aqui .
A polêmica com o post do Joselito surgiu porque rapidamente muitos blogs plagiaram o artigo , republicando-o como notícia autêntica. Isso repercutiu no Facebook ,rendendo compartilhamentos tsunamícos de imagens montadas aludindo ao assunto . Nas fanpages, novos textos embasados na falsa notícia foram criados e propagados com fúria por usuários aguerridos. Tudo isso junto e misturado em apenas um dia (15/10/2013). A peça de humor do Joselito tornou-se assim um exemplo de como nasce um hoax.
O erro não foi do Joselito, que avisa no site que tudo lá é zuação e não deve ser levado a sério. Mas a falta de hábito de checar a veracidade da notícia e/ou o afã de veicular um furo causou , no segundo ato , uma série de contratempos ,desmentidos e justificativas por parte dos açodados , preocupados, tardiamente , com a credibilidade de seus sites e fanpages. Algumas emendas sairam pior que o soneto, como se pode ver na imagem abaixo :
Depois do controverso post que , além da dor de cabeça com a Polícia Federal , lhe rendeu mais de 4600 comentários ( uau ! ), o Joselito publicou o post ” Blogueiro que inventou boato sobre Maria Rosário é internado em hospício”.
Clique aqui para ler o artigo do Reinaldo Azevedo
Clique aqui para ler o artigo da Folha
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.