Bovarismo: A Síndrome da Insatisfação Crônica

〘VÍDEO〙Bovarismo: A Síndrome da Insatisfação Crônica

Comportamento Vídeo

 

Bovarismo ou Síndrome da Insatisfação Crônica é, resumidamente, uma insatisfação neurótica que acomete povos e pessoas

 

A Síndrome de Madame Bovary, Bovarismo ou Síndrome da Insatisfação Crônica é uma síndrome que dá nome a uma situação em que estamos constantemente insatisfeitos com a realidade, constantemente frustrados com o que está acontecendo na vida. Isso é baseado em nossas expectativas. Portanto, normalmente está relacionada a relacionamentos amorosos.

Essa síndrome leva o nome do romance de Gustave Flaubert, onde Emma Bovary, a protagonista da estória, depois de ter lido longos romances na adolescência e juventude, sobre o amor, sobre heróis, sobre homens que resgatam e salvam as mocinhas, idealizou o Amor. Ela conhece uma pessoa que a ama, que ela o ama loucamente, mas ele não está ao nível daqueles romances que leu quando era jovem, ao nível daqueles personagens que ela entendeu como o que ela merecia no amor.

Portanto, este termo Bovarismo ou Síndrome de Madame Bovary – a  Síndrome da Insatisfação Crônica – é cunhado para esta situação onde nossas expectativas sobre o que deveria ser o amor, sobre o que deveríamos merecer, sobre o que nosso parceiro deveria ser, sobre quais qualidades ele deveria ter, sobre como deveria nos tratar, sobre como deveria ser a realidade, não só no amor, mas preferencialmente nesta área. E isso esbarra de frente com o fato de que a realidade está muito longe de ser uma novela. A vida não é perfeita; só quem tem companheiro tem problemas de relacionamento, é inevitável.

Portanto, o que precisa ser feito é ajustar nossas expectativas e trabalhar com nossas crenças que distorcem o conceito de amor, o conceito de casal, o conceito do que é um relacionamento.

É normal que não seja perfeito, é normal que haja coisas onde não cabemos, é normal que não seja um épico, que não seja fogos de artifício constantes, que não seja algo que possamos escrever em livros . Talvez o amor seja baseado no compromisso, na confiança e na paixão, mas não do ponto de vista cinematográfico. Essas expectativas distorcem a realidade, geram muita dor, muito sofrimento e muita intolerância à realidade.

Uma luta constante que acaba nos submetendo a objetivos irrealistas na hora de propor como alcançar aquilo que acreditamos, que na verdade não é que estejamos incompatíveis com nossas expectativas, mas que ainda não encontramos o método. Portanto, muito cuidado com o Bovarismo, muito cuidado com esse problema de percepção da realidade, como se ela devesse ser perfeita ou deveria se conformar com algo que foge do que é realmente normal, que é ter problemas. Ter problemas é normal, as coisas não serem perfeitas é normal e portanto compreender isso ajuda-nos a focar na solução, a focar no diálogo, a focar na comunicação. Claro que isso não deve nos levar a nos resignar e a nos contentar com relacionamentos que não atendem aos nossos padrões.

Tenha muito cuidado com isso, só que às vezes realmente temos um conceito de amor totalmente distante da realidade e isso nos leva a constantes fracassos no amor, ele também pode ser levado para o trabalho, também pode ser levado para os amigos. Precisamos de tudo para ter aquele conceito ideal e isso não acontece na realidade via de regra, a vida é uma montanha russa de acertos e fracassos, é uma montanha russa de aprendizados e por isso temos que entender que ter problemas é normal. Não idealize! Entenda que a perfeição é um ideal e não é a realidade.

Assista abaixo ao vídeo:

A psicóloga Teresa M. Terol, vive em Benidorm, Espanha. Tem mestrado em Psicologia Geral da Saúde e mestrado em Terapia Cognitivo-Comportamental.


Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.

Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
   

Deixe um comentário