A Ameaça Russa aos Cabos Submarinos
Recentemente, o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais divulgou um relatório que ressalta as vulnerabilidades de países ocidentais devido a possíveis ataques russos à redes de cabos submarinos. Essa questão ganhou destaque após declarações do ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, que em junho declarou que esses cabos, que permitem 95% da comunicação global via internet, tornaram-se um alvo legítimo para a Rússia. Este cenário preocupa especialistas e autoridades ocidentais.
A Interpretação da OTAN
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) percebeu as declarações de Medvedev como uma ameaça real à estabilidade dos serviços de internet. A infraestrutura de cabos submarinos é uma vulnerabilidade crítica para o ocidente, e qualquer perturbação nessa rede poderia interromper o acesso a serviços online, impactando significativamente a economia global, que depende da troca de informações pela internet.
Os cabos submarinos fornecem as conexões de alta largura de banda necessárias para dar suporte à ascensão da computação em nuvem e redes 5G integradas, transmitindo tudo, desde streaming de vídeos, comunicações diplomáticas, inteligência essencial e transações financeiras. Por exemplo, um grande banco internacional movimenta uma média de US$ 3,9 trilhões por esses sistemas de cabos todos os dias úteis.
Consequências Potenciais de um Ataque
O estudo sugere que a Rússia, devido à sua condição de potência continental e menor dependência de cabos submarinos em comparação a países como os Estados Unidos e China, pode estar mais disposta a explorar estas fraquezas. Medvedev deixou claro que a Rússia não hesitaria em atacar se confirmadas as suspeitas contra as nações ocidentais de envolvimento na explosão do Nord Stream 2, um gasoduto que ligava a Rússia à Alemanha e permitia a exportação de gás .
Essa atitude reflete uma campanha mais ampla de ações encobertas que tem como objetivo desestabilizar a segurança nacional e econômica do ocidente.
“A rápida ascensão da China como fornecedora e proprietária líder de cabos submarinos tem sido a peça central da ambiciosa iniciativa Rota da Seda Digital da China, lançada em 2015, que visa capturar 60% do mercado global de cabos de fibra óptica, mirando economias emergentes na Ásia, África, Oriente Médio e Pacífico”, diz o CSIS-Center For Strategic & International Studies.
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.