Em 1998, Steve Hindy e Tom Potter abriram as portas , no famoso e charmoso bairro do Brooklyn, em Nova York,da cervejaria Brooklyn Brewery. Logo que abriram, ganharam, em 1999, a companhia de um gato, que apelidaram de Monster, monstro em tradução literal.O gato passou a fazer parte do local e virou atração. Os donos que queriam criar domesticamente – coisa de chefs – bebidas diferenciadas, viram na presença do bichano a oportunidade de lançarem a Monster Ale.
A cerveja , homenageando o gato, caiu no gosto dos frequentadores e ganhou projeção nos últimos anos nas redes sociais como o Facebook,onde novaiorquinos não só postavam fotos consumindo a bebida, mas também inúmeras outras do arisco bichano.
Tudo ia bem até que o gato morreu em 2012, vítima de problemas de rim. Os donos ganharam a solidariedade dos frequentadores, que continuaram a consumir a bebida, mas começaram achar que o negócio em torno da Monster Ale havia perdido a graça. A cerveja sem o seu principal protagonista, acreditavam, nunca mais seria a mesma.
Dividiram as dúvidas com os internautas, e estes acharam também que, sem o gato, a Monster Ale não seria mesmo a mesma. Resultado : anunciaram , no blog da empresa, o encerramento da produção da cerveja. “Depois da passagem de Monster Cat, as coisas simplesmente não eram mais as mesmas com a Monster Ale”. A decisão, simpática, humanizando a marca, virou motivo de debates nas redes sociais. Como uma empresa pode abrir mão de um produto lucrativo ? Perder dinheiro ?
Enganam-se os incautos e incrédulos que se precipitam no mundo da comunicação comercial do marketing. A cervejaria ganhou fãs no mundo inteiro. As vendas subiram com outros produtos e camisetas com a marca Brooklyn Brewery começaram a ser vendidas com sucesso nas redes socias. Uma marca da empresa se foi. Há filas em redes de bebidas, inclusive no Brasil, para comprarem as garrafas, as últimas a serem produzidas depois que o gato literalmente subiu no telhado. E a marca ganhou mais fôlego, o fôlego de um gato para viver mais sete vidas com novos e renovados produtos. Os gatos, brincava Edgar Alan Poe, têm vida longa. E uma boa estratégia de marketing, pode sim, nascer da simpatia que uma marca é capaz de angariar.
Artigo copiado do jornal Diário do Comércio em 08/06/2013
Foto do Estadão.com.br
[ POST ORIGINALMENTE PUBLICADO NO BLOG BOTECO MÓVEL ]
Disclaimer: Este site apresenta notícias, opiniões e vídeos de diversas fontes. As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não refletem necessariamente as opiniões do site ou de seus editores. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.
Em dezembro de 2023, a plataforma de vídeos Rumble anunciou que iria desativar seu funcionamento no Brasil. A decisão foi tomada por discordâncias com as exigências da Juristocracia brasileira.
Fure o bloqueio da ditadura brasileira e assista ao vídeo por meio de VPN GRÁTIS
Como usar o Proton VPN Grátis: Em celular, em PC.